Porque nos disseram: Ide e anunciai a Boa Nova, deixo aqui as minhas opiniões e reflexões. Escrevo-as e desço do palanque.
Em última análise, cada um deve pensar e decidir por si próprio.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

A Cruz


Inauguro hoje a rubrica "Símbolos". Nela pretendo partilhar a minha interpretação ou a simbologia espiritual de certos objectos e elementos que são conhecidos de todos, mas cujo "significado escondido" - por ser isso mesmo-  nos passa muitas vezes ao lado.



Inicio com a cruz, o símbolo cristão mais conhecido.
A cruz, tendo sido a última companheira de Cristo na Terra, é frequentemente associada à morte, ao Calvário e ao sofrimento. Mas vejamos um pouco mais além.
Ao atentar bem no seu desenho singelo, é evidente que consiste na justaposição de duas linhas: uma vertical e outra horizontal. Ora, a vertical remete para a necessidade de ligação de dois planos: o divino e o terreno, enquanto a horizontal aponta  para a não menos importante, necessidade de união entre os seres humanos, todos iguais e ao mesmo nível, na sua dignidade...

Unir o Homem a Deus e as pessoas entre si foi, na  sua essência, a missão de Jesus... portanto, não terá sido mera coincidência, ter sido exactamente numa cruz que Ele entregou a Sua alma nas mãos do Pai.

(Foto retirada de onlinephotographers.org)

1 comentário:

  1. E assim houve reconciliação. E assim hoje vivemos pela Graça. Bonito, o teu entendimento.

    ResponderEliminar