Para quem lê o blog "Dias às Cores", esta foto não será novidade, pois incluí-a num dos últimos posts.
Para quem não sabe, faço o ponto da situação: este ano apanhámos a nossa azeitona e entregá-mo-la num lagar que, à posteriori, paga aos seus fornecedores em azeite.
O que se vê na foto é um talão comprovativo da quantidade da azeitona entregue em determinado dia.
Os 1200 Kg correspondem ao peso do carro com a azeitona e os 1120 Kg à tara. Fazendo a subtracção, foram entregues 80 Kg e não os 180 Kg que constam no talão. Há portanto um erro de 100Kg a nosso favor, equivalente a mais 10 l de azeite.
Dei conta do lapso pouco depois de ter recebido o talão e sinceramente não acho que fizesse mossa ao lagareiro -que produz milhares de litros de azeite- dar-nos mais ou menos 10 litros de azeite. Pensei em fechar-me em copas e ficar beneficiada. No entanto, no dia seguinte o dilema começou a apoderar-se da minha consciência e achei que se se invertessem os papéis, gostaria que se rectificasse o erro.
Fazer aos outros o que gostaríamos que nos fizessem.
No lagar, ao levantar o azeite, alertei para a conta mal feita e logo fez baque na minha cabeça a seguinte frase: "Quem é fiel nas pequenas coisas também o é nas grandes".
Não pensem que conto isto para pensarem que sou boazinha, pois se ontem tomei uma decisão acertada, também terei tomado duas ou três erradas... O certo é que se tivesse feito outra opção, não seria coerente escrever nem mais uma palavra neste blog!
Sem comentários:
Enviar um comentário